04/12/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizará nesta quinta-feira (7/12), às 10h00, um exercício de abandono do Prédio-Sede e dos Anexos I e II, na capital paulista.

A atividade pretende capacitar servidores e brigadistas para situações de emergência, com foco na preservação da vida de colaboradores e cidadãos. A iniciativa atende à legislação e ao Plano de Emergência Contra Incêndio do Tribunal e obedece às disposições previstas na Instrução Técnica n.º 17/2019 do Corpo de Bombeiros.

A ação, que terá o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Brigada de Incêndio e Emergência, contará com a participação de todos os membros, servidores, terceirizados e estagiários do TCESP.

Às 10h00, um alarme sonoro geral dará início ao processo de abandono das edificações, isolamento do entorno dos prédios, obstrução do trânsito e chegada de bombeiros e da ambulância. A energia elétrica do Prédio-Sede e dos Anexos I e II será desligada. As pessoas que estiverem nesses locais serão conduzidas até pontos de encontro previamente definidos. 

Os servidores serão direcionados até a rua Dr. Bittencourt Rodrigues, altura do número 155, ao lado da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), e para o Posto de Apoio ao Trânsito da CET, localizado na Avenida Parque Dom Pedro II, n.º 1.000, esquina com a Avenida Rangel Pestana.

Vale destacar que a resposta a ocorrências reais não é afetada pela participação das forças de emergência na operação e que simulações desse tipo são consideradas fundamentais para o adequado treinamento das equipes de socorro.

Essa é a segunda vez que o TCESP promove uma iniciativa do gênero. Em 2022, a Corte capacitou um Corpo de Brigadistas com 125 servidores, originários de todos os departamentos da Casa e, em novembro, realizou o primeiro exercício.